MARKETING NAS REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

Área do Marketing Digital responsável por engajar através de conteúdo rico e divertido estando presente nas redes sociais com maior tráfego porque atrai não só o público alvo, mas também interage com a comunidade e ajuda a economizar os custos de marketing.

O QUE É O MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Marketing nas redes sociais é uma forma eficaz de as empresas de todas as dimensões chegarem a potenciais clientes. Os seus clientes já estão a interagir com as marcas através das redes sociais e se não estiver a falar directamente com o seu público através de plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, está a perder muita coisa. Um bom marketing nas redes sociais pode trazer um sucesso incrível ao seu negócio, criar seguidores fiéis da sua marca e até mesmo gerar leads e vendas.

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Estratégias de Marketing nas Redes Sociais

Marketing nas redes sociais, Marketing nas mídias sociais, o que é?

Marketing nas redes sociais , MRS: é uma forma de marketing na Internet que envolve a criação e partilha de conteúdos em redes de mídia social para atingir os seus objectivos de marketing e branding. O marketing nas redes sociais inclui actividades como a publicação de texto e actualizações de imagem, vídeos e outros conteúdos que impulsionam o envolvimento da audiência, bem como publicidade paga nas redes sociais.

Criámos este guia para lhe fornecer uma introdução ao marketing dos media sociais e algumas dicas e formação inicial de marketing dos media sociais para o ajudar a melhorar a presença social da sua empresa.

Com estas dicas, pode começar a desenvolver o seu próprio plano de marketing para os meios de comunicação social de nicho.

Redes Sociais e Marketing: Comece com um plano

Antes de começar a criar campanhas de marketing nas redes sociais, pense nos objectivos da sua empresa. Iniciar uma campanha de marketing nas redes sociais sem uma estratégia social em mente é como vaguear por uma floresta sem um mapa – pode divertir-se, mas provavelmente perder-se-á.

Aqui estão algumas perguntas a fazer ao definir os seus objectivos de marketing nas redes sociais:

  • O que espera conseguir com o marketing das redes sociais?
  • Qual é o seu público-alvo?
  • Onde se encontraria o seu público-alvo e como utilizaria as redes sociais?
  • Que mensagem deseja enviar ao seu público com o marketing das redes sociais?

O tipo de negócio deve informar e impulsionar a sua estratégia de marketing nas redes sociais .

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Exemplo de uma empresa de drones fazendo marketing nas redes sociais – Instagram

Por exemplo, uma empresa de comércio electrónico ou de viagens que seja muito visual pode beneficiar de uma forte presença na Instagram ou Pinterest. Um negócio ou empresa de marketing pode encontrar mais impacto no Twitter ou no LinkedIn.

Como o marketing das redes sociais pode ajudá-lo a atingir os seus objectivos de marketing

O marketing nas redes sociais pode ajudá-lo a atingir uma série de objectivos, tais como:

  • Aumentar o tráfego do website
  • Criar conversões
  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Criação de identidade de marca e associações positivas de marcas
  • Melhorar a comunicação e interacção com os principais públicos

Quanto maior e mais envolvida for a sua audiência nas redes sociais, mais fácil será atingir todos os outros objectivos de marketing da sua lista.

Melhores dicas de marketing para as redes sociais

Está pronto para começar com o marketing das redes sociais? Abaixo estão algumas dicas de marketing para iniciar as suas campanhas nos meios de comunicação social.

  • Planeamento do conteúdo das redes sociais: Como mencionado anteriormente, é importante desenvolver um plano de marketing dos media sociais. Considere pesquisar palavras-chave e concorrentes para encontrar ideias de conteúdos que interessem ao seu público-alvo. O que estão outras empresas da sua indústria a fazer para promover o envolvimento dos meios de comunicação social?
  • Óptimo conteúdo social – Tal como em outras áreas do marketing online, o conteúdo é fundamental no marketing das redes sociais. Publique regularmente e ofereça informação verdadeiramente valiosa que seja útil e interessante para os seus clientes ideais. O conteúdo que partilha nas suas redes sociais pode incluir imagens, vídeos, infografias, guias e muito mais.
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Um bom anúncio no Facebook deve ser consistente com a sua imagem de marca global

  • Uma imagem de marca consistente – A utilização das redes sociais para o marketing permite ao seu negócio apresentar a sua imagem de marca numa variedade de diferentes plataformas de redes sociais. Embora cada plataforma tenha o seu próprio ambiente e voz, a identidade básica do seu negócio, quer seja amigável, divertida ou de confiança, deve permanecer consistente.
  • Meios de comunicação social para promoção de conteúdos – O marketing dos meios de comunicação social é um canal perfeito para partilhar o melhor conteúdo do seu sítio web e blogue com os leitores. Assim que tiver construído um acompanhamento leal nas redes sociais, poderá publicar todos os seus novos conteúdos e garantir que os seus leitores possam encontrar novos conteúdos instantaneamente. Também pode ganhar mais seguidores com bom conteúdo de blogues. Esta é uma forma espantosa de marketing de conteúdos e de marketing nos meios de comunicação social que pode beneficiar.
  • Partilhar ligações seleccionadas – embora a utilização dos meios de comunicação social para marketing seja uma óptima forma de utilizar o seu próprio conteúdo original e único para ganhar seguidores, fãs e seguidores, é também uma forma de ligação a artigos externos. Se outras fontes fornecerem informação excelente e valiosa que pensa ser de interesse para o seu público-alvo, não tenha medo de se ligar a elas. Curar e ligar a fontes externas cria confiança e fiabilidade, e pode até obter algumas ligações em troca.
  • Siga os seus concorrentes – é sempre importante estar atento aos seus concorrentes – eles podem fornecer dados valiosos para a pesquisa de palavras-chave e outras percepções de marketing dos media sociais. Se os seus concorrentes estão a utilizar um determinado canal ou técnica de marketing dos media sociais que parece estar a funcionar para eles, considere fazer a mesma coisa, mas fazê-lo melhor!
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Um bom anúncio no Facebook deve ser consistente com a sua imagem de marca global

  • Medir o sucesso com análises: o sucesso das estratégias de marketing dos meios de comunicação social não pode ser determinado sem o seguimento de dados. O Google Analytics pode ser utilizado como uma grande ferramenta de marketing dos meios de comunicação social para o ajudar a medir as técnicas de marketing dos meios de comunicação social mais bem sucedidas e também determinar quais as estratégias a abandonar. Anexe etiquetas de rastreio às suas campanhas de marketing nos meios de comunicação social para que as possa rastrear correctamente. E não se esqueça de utilizar os dados analíticos de cada plataforma social para obter uma visão ainda melhor do conteúdo social que está a funcionar melhor no seu público.

Gestão de crises nas redes sociais: as coisas nem sempre correm bem para as marcas nas redes sociais. É melhor ter um manual para que os empregados saibam como lidar com a confusão. Consulte o nosso guia de gestão de crises dos meios de comunicação social para exemplos dos piores desastres dos meios de comunicação social e dicas sobre como lidar com eles.

Como escolher as melhores plataformas de social media para o marketing

Aqui está uma breve visão geral de como utilizar as redes sociais para o marketing com base na base de utilizadores e ambiente únicos de cada plataforma. Os diferentes aspectos do marketing das redes sociais exigem abordagens diferentes, por isso, criar uma estratégia única adaptada a cada plataforma.

Utilização do Facebook para o marketing das redes sociais

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Um ambiente relaxado e amigável no Facebook requer uma estratégia proactiva de marketing nas redes sociais. Comece por criar uma página de fãs da empresa no Facebook. Deve prestar muita atenção ao layout, uma vez que as imagens são um aspecto chave do ambiente do Facebook.

O Facebook é onde as pessoas vêm para relaxar e socializar com os amigos, por isso mantenha um tom leve e amigável. E lembre-se que o alcance orgânico no Facebook pode ser muito limitado, portanto considere uma estratégia de publicidade rentável no Facebook que pode ter um grande impacto na sua presença orgânica no Facebook!

Utilização de Pinterest para o marketing das redes sociais

O Pinterest é uma das tendências de marketing dos meios de comunicação social de crescimento mais rápido. A plataforma Pinterest centrada na imagem é ideal para os retalhistas, mas qualquer pessoa pode beneficiar da utilização da Pinterest nas redes sociais ou na publicidade para impulsionar as vendas.

O Pinterest permite às empresas mostrar as suas ofertas enquanto desenvolvem uma personalidade de marca através de painéis únicos e envolventes. Ao criar uma estratégia para a Pinterest, lembre-se que o principal público-alvo desta rede social são as mulheres. Se esta é a sua demografia, precisa de ter uma presença no Pinterest!

Utilização do Twitter para o marketing nas redes sociais

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Twitter é uma ferramenta de marketing das redes sociais que lhe permite divulgar actualizações através da web. Siga os utilizadores do Twitter na sua indústria ou campos relacionados e obterá um fluxo constante de seguidores.

Misturar tweets oficiais sobre promoções, descontos e notícias com tweets divertidos sobre o desenvolvimento de marcas. Lembre-se de retocar quando um cliente tiver algo agradável a dizer sobre si, e não se esqueça de responder às perguntas das pessoas sempre que possível. Utilizar o Twitter como uma ferramenta de marketing dos meios de comunicação social é tudo sobre diálogo e comunicação. Por isso, certifique-se de interagir o mais frequentemente possível para apoiar e fazer crescer os seus seguidores.

Utilização do LinkedIn para o marketing das redes sociais

O LinkedIn é um dos sites de marketing mais profissionais das redes sociais. Os grupos do LinkedIn são um óptimo local para ter um diálogo profissional com pessoas de indústrias semelhantes e um local para partilhar conteúdos com pessoas com interesses semelhantes. Também é óptimo para anúncios de emprego e comunicação geral dos empregados.

Encoraje os seus clientes a recomendar a sua empresa no seu perfil no LinkedIn. As recomendações fazem a sua empresa parecer mais credível e digna de confiança aos novos clientes. Consulte também a secção de perguntas no LinkedIn; ao respondê-las, pode tornar-se um líder inovador e ganhar credibilidade.

Utilização do YouTube para o marketing das redes sociais

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O YouTube é o local número um para criar e partilhar conteúdos de vídeo e pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de marketing nas redes sociais. Muitas empresas tentam criar conteúdo vídeo para que o seu vídeo “se torne viral”, mas na realidade as hipóteses de isso acontecer são muito reduzidas. Em vez disso, concentrem-se na criação de vídeos úteis e instrutivos de “como fazer”. Estes vídeos instrutivos também têm a vantagem de se classificarem bem nos resultados de pesquisa de vídeo do Google, por isso não subestime o poder do conteúdo de vídeo!

Ferramentas de comunicação social baseadas na localização

As plataformas de redes sociais como Yelp e FourSquare são óptimas para empresas físicas que procuram implementar o marketing das redes sociais. Inscreva-se nestes sítios para reclamar a sua posição, depois considere incentivos adicionais tais como bónus de inscrição ou descontos especiais. Lembre-se que estes visitantes têm um telefone na ponta dos dedos e podem escrever e publicar comentários. Muitas boas críticas ajudarão a convencer potenciais visitantes e a fazer crescer o seu negócio!

Utilização da Reddit para o marketing das redes sociais

Reddit, ou plataformas similares de redes sociais como Stumble Upon ou Digg, são ideais para a partilha de conteúdos envolventes. Reddit tem mais de 2 mil milhões de páginas vistas por mês, dando-lhe um potencial incrível para o marketing dos meios de comunicação social, mas os comerciantes devem ser avisados de que apenas conteúdos verdadeiramente únicos e interessantes são bem-vindos. Publicar no Reddit é brincar com o fogo: se publicar spam ou conteúdo claramente destinado a vendas, a sua empresa poderá ser repreendida por esta mesma comunidade tecnológica.

Se tem conteúdos que pensa que apelarão à comunidade Reddit (a maioria dos quais são jovens, nerds, liberais e interessados na Internet), poderá colher grandes recompensas e ganhar tráfego valioso.

A utilização das redes sociais para o marketing não só melhora o tráfego do website e ajuda as empresas a alcançar mais clientes, como também proporciona uma oportunidade valiosa para melhor compreender e conhecer o seu público-alvo.

Dicas de marketing pago nas redes sociais

Gostamos de publicidade social paga porque é uma forma muito rentável de expandir o seu alcance. Se jogar bem as suas cartas, pode obter o seu conteúdo e ofertas em frente de um grande público a um custo muito baixo. A maioria das plataformas de comunicação social oferecem características de direccionamento incrivelmente precisas que lhe permitem direccionar o seu orçamento para as pessoas mais susceptíveis de estarem interessadas no seu negócio. Abaixo estão algumas dicas e ferramentas para começar com o marketing pago das redes sociais:

Publicidade nas redes sociais para pequenas empresas

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Aprenda as entradas e saídas da publicidade nos media sociais nas quatro principais redes: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Criar anúncios efectivos no Facebook Ads
Se souber como utilizá-lo correctamente, o Facebook pode ser uma das plataformas publicitárias mais eficazes que pode utilizar para promover o seu negócio. E não se trata apenas de construir o conhecimento da marca. Neste guia, aprenderá como criar anúncios eficazes no Facebook que geram pistas reais.

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Se já está a fazer publicidade no Facebook e quer poupar tempo e dinheiro, consulte os Anúncios Sociais WordStream, a nossa nova oferta que torna a publicidade no Facebook mais fácil e mais eficaz.

Como criar anúncios no Twitter
Muitas empresas não sabem como fazer marketing no Twitter de uma perspectiva remunerada. Não é definitivamente um negócio de tamanho único, e se não se sabe o que se está a fazer, pode-se acabar por desperdiçar muito dinheiro. Neste guia, aprenderá como gerir os seus anúncios no Twitter.

Quer saber mais informações detalhadas sobre a implementação do marketing nas redes sociais? marque uma consultoria com o especialista em marketing digital para ajudar a melhorar o seu negócio.

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